Programação 1º Seminário Unilab-Ufba
Conferências, Mesas e Grupos de Trabalho do 1º Seminário Unilab-UFBA de Relações Internacionais
Segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Conferência de abertura — Relações Internacionais, colonialismo e colonialidade
19h00 até 21h00 (BRT)
Apresentação: Victor Coutinho Lage (UFBA)
Conferencista: Karine de Souza Silva (UFSC)
Professora dos Programas de Pós-graduação em Relações Internacionais e em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. Realizou Pós-Doutorado na Katholieke Universiteit Leuven e na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Professora visitante da Universidade Técnica de Moçambique, da Middlebery University, nos Estados Unidos, Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade de Pisa, na Itália, da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e da Universidad de Valladolid, Espanha. É coordenadora do "EIRENÈ - Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional", do Núcleo de Estudos Críticos de Raça e Interseccionalidades nas Relações Internacionais e no Direito Internacional (NEGRIs), e do projeto de extensão "Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados" (NAIR/Eirenè/UFSC).
Terça-feira, 9 de novembro de 2021
GT1 — Questões de raça, gênero e sexualidade nas relações internacionais
08h45 até 10h30 (BRT)
Debatedora: Renata Nagamine (UFBA)
“Inclusão das mulheres na diplomacia em África: o caso dos PALOP”, por Elvira Fernandes Mendes da Mata (UNILAB).
“Políticas LGBTI+ no Brasil e o desenvolvimento de uma representação no Brasil”, por Arnaldo de Santana Silva (UNILAB).
“O terrorismo na África Ocidental: O caso de Boko Haram na Nigéria”, por Armando Na Iongna (UNILAB), Agostinho Inácio (UNILAB) e Antônia Mayane (UNILAB).
“O islã transnacional da África Ocidental à Bahia: imigração e comunidades afro-muçulmanas em Salvador e São Francisco do Conde”, por Abdulai Djabi (UNILAB).
GT2 — Desenvolvimento, meio ambiente e economia política internacional
10h45 até 12h30 (BRT)
Debatedor: Magno Klein (UNILAB)
“A Grande Barragem da Renascimento Etíope: Uma questão de segurança nacional”, por Euclides Gomes da Silva (UNILAB) e Salatiel Marinho (UNILAB).
“Novas tecnologias de governança global do desenvolvimento: uma análise crítica sobre o ranking Doing Business do Banco Mundial”, por Tiago Matos Dos Santos (UFBA).
“A herança teórica de John Locke: os nexos entre o liberalismo clássico e as formas de trabalho análogas à escravização no neoliberalismo”, por Larissa Welane Moreira de Jesus (UNILAB) e Mamadú Cissé (UNILAB).
“Mudanças climáticas: o caso da ocupação de zonas húmidas em Bissau, Guiné-Bissau”, por Nicola Viriato (UNILAB).
Conferência — Gênero, Colonialidade e In/Justiça Epistêmica
15h00 até 17h00 (BRT)
Mediação: Victor Coutinho Lage (UFBA) e Paulo Vaz (UNILAB)
Conferencista:
Natália Felix (PUC-SP)
Professora do Curso de Graduação em Relações Internacionais e do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É coordenadora do Tibira - Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade da PUC-SP. Tem atuado como co-editora da Seção Conversations do International Feminist Journal of Politics (IFJP) entre 2019-2021 e foi selecionada para co-editoria do mesmo jornal para o período 2022-25. É co-fundadora do projeto erRante: o internacional fora do lugar. Possui Doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, com bolsa sanduíche na Universidade de Victoria (Canadá). Seu trabalho centra-se principalmente nas abordagens críticas da subjetividade e da formação do sujeito, incluindo as teorias feministas, pós-estruturais, pós-coloniais e pós-humanas, e na necessidade de produzir uma descolonização da produção de conhecimento. Tem atuado na promoção da agenda Feminismo, Gênero e Sexualidades, incluindo a criação do grupo MulheRIs e da Área Temática "Feminismos, Gênero e Sexualidade" da ABRI.
Quarta-feira, 10 de novembro de 2021
GT3 — Desafios da periferia: pensando a África nas relações internacionais
10h45 até 12h30 (BRT)
Debatedor: Deolindo de Barros (UNILAB)
“O papel das ONGs na defesa dos direitos humanos em Angola no pós-guerra civil: o caso da Omunga”, por Wander Faustino de Sousa Oliveira (UNILAB).
“Ecos de Bandung na ONU: movimento dos não alinhados e a construção de uma nova ordem internacional”, por João Gabriel Naghettini Gomes (UFBA).
“Migração chinesa em Angola”, por Lopes Trigo Segunda Muhongo (UFBA).
“Política externa da Guiné-Bissau e a sua relação com o Banco Mundial”, por Fino Vessam Mendes (UNILAB).
GT4 — Colonialidade e o internacional moderno
08h45 até 10h30 (BRT)
Debatedor: Ercílio Langa (UNILAB)
“Antropoceno e colonialidade: reflexões acerca da natureza política do internacional moderno”, por Pedro Victor Carvalho (UFBA).
“O Atlântico na história da política africana do Brasil e a projeção de uma identidade africano-brasileira nas relações entre Brasil e África”, por Macaulay Pereira Bandeira (UFBA).
“Imigração galega em Salvador: diálogos entre branquitude e colonialidade”, por Adriana Alonso Alvarez (UFBA).
MESA1 — Empresas transnacionais, violações de direitos humanos e destruição ambiental
15h00 até 17h00 (BRT)
Mediação: Daniel Aragão (UFBA) e Isabella Lamas (UNILAB)
Palestrantes:
Terra Budini (PUC-SP)
Professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP (2021). Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2015) e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais UNESP, UNICAMP e PUC-SP San Tiago Dantas (2010).
Manoela Roland (UFJF)
Mestre em Relações Internacionais pelo IRI (PUC-Rio); Doutora em Direito Internacional e da Integração Econômica pela UERJ. Professora Associada da Faculdade de Direito da UFJF e Coordenadora Geral do Homa - Centro de Direitos Humanos e Empresas.
Thomas Selemane (Wits School of Governance)
Economista moçambicano, com especialização em economia política do desenvolvimento. Actualmente, Selemane trabalha na sua tese de doutoramento “A economia política da indústria extractiva em Moçambique” na universidade sul-africana de Witwatersrand e trabalha como consultor independente em economia, finanças públicas e governação.
Quinta-feira, 11 de novembro de 2021
GT5 — Cooperação e aspectos regionais das relações internacionais contemporâneas
10h45 até 12h30 (BRT)
Debatedora: Tacilla Siqueira (UNILAB)
“Cooperação bilateral Brasil México”, por Panzo Bartolomeu (UNILAB), Marcelina Muhongo (UNILAB) e Edna Patricia Cristovão (UNILAB).
“Um estudo do lugar do Nordeste Brasileiro no Mercosul a partir de representações de ambas as regiões”, por Luan Olliveira Pessoa (UFBA).
“A cooperação internacional para o desenvolvimento no processo de integração regional sul-americano”, por Catharino Pereira dos Santos (UFBA).
“Cooperação Sul-Sul: uma análise de cooperação técnica na área de educação profissional entre Brasil-Guiné Bissau”, por Victoria Co (UNILAB).
GT6 — China e as relações internacionais contemporâneas
08h45 até 10h30 (BRT)
Debatedor: Jonnas Vasconcelos (UFBA)
“A relação histórica entre China e o continente africano”, por Paula Celeste da Silva Lino (UNILAB).
“Entre o discurso win-win e os interesses geopolíticos e geoeconômicos: Fórum de Cooperação China-África como estratégia chinesa para a materialização dos seus interesses na África”, por Deuinalom Fernando Cambanco (UFBA).
“Cooperação em segurança no Mar do Sul da China: estratégias chinesas em oposição à presença americana”, por Marcelino Correia (UNILAB).
“EUA x China: o comércio exterior como um vetor de paz”, por Jônatas Amaral dos Santos (UNILAB).
MESA2 — Política externa brasileira e as perspectivas da cooperação internacional: do local ao regional
15h00 até 17h00 (BRT)
Mediação: Ercílio Langa (UNILAB) e Cinthia Campos (UNILAB)
Palestrantes:
Mojana Vargas (UFPB)
Cursando Doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL, é Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-Puc/SP) e graduada em História - Bacharelado e Licenciatura, pela Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
Karina Mariano (UNESP)
Professora Associada da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC/SP). Coordenadora da Rede DIPP (Development, International Politics and Peace), financiada pelo Programa CAPES Print, e do GEICD (Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento).
Sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Conferência de encerramento — Pensamento africano contemporâneo e relações internacionais: novas possibilidades analíticas?
09h30 até 11h30 (BRT)
Apresentação: Daniel De Lucca (UNILAB)
Conferencista: Muryatan Santana Barbosa (UFABC)
Muryatan Santana Barbosa é Bacharel em História (2001), Mestre em Sociologia (2004), Doutor (2008-2012) e Pós-Doutor em História da África (2014-2016), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). Trabalha atualmente com temáticas relativas ao Pan-africanismo, União Africana, Sul Global, Relações Étnico-Raciais e Teorias do Sul. É professor adjunto do Bacharelado em Ciências e Humanidades, do Bacharelado em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFABC (NEAB-UFABC). É autor dos livros "Guerreiro Ramos e o personalismo negro" (Paco, 2015) e "A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo" (Todavia, 2020), além de artigos especializados.